NIP-COM

Principais linhas de investigação:

  • Estudo de práticas e competências mediáticas digitais no uso juvenil das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
  • Estudo de oportunidades, riscos e danos associados a esse uso;
  • Estudo de transformações e desafios das práticas jornalísticas;
  • Estudos no âmbito da desordem informacional.

Horizontes de investigação:

  • Identificação de conjuntos de práticas e de consumos mediáticos e digitais, nomeadamente ao nível da produção de conteúdos;
  • Identificação/explicação de situações de risco e vulnerabilidades no mundo digital, como o ciberbullying, o roubo de perfis e de dados nas redes sociais, a exposição a conteúdos violentos e/ou a conteúdos eróticos ou pornográficos;
  • Compreensão de consumos noticiosos e consumos culturais realizados por via digital;
  • Compreensão histórica do papel dos meios de comunicação social como agentes de debate público em cada um dos países da CPLP e no âmbito de um espaço partilhado;
  • Exame do papel do jornalista nos distintos contextos locais, escrutinando a sua formação, as suas práticas e os possíveis constrangimentos no exercício da sua atividade profissional. De forma complementar, entender o papel que desempenha a Federação dos Jornalista de Língua Portuguesa;
  • Perceção das competências e ações da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER), assim como, as iniciativas e deliberações que foram sendo produzidas pelos distintos governos no que concerne ao espaço comunicativo;
  • Estudo das memórias coletivas associadas ao período colonial e pós-colonial;
  • Perceção de atitudes face aos novos media;
  • Descodificação de sociabilidades decorrentes do processo de interação dos indivíduos na esfera digital;
  • Tipificação de práticas dos indivíduos nas redes sociais, nomeadamente ao nível da economia da partilha e das práticas colaborativas;
  • Realização de análise de conteúdo de espaços/projetos digitais;
  • Avaliação de competências mediáticas dos indivíduos no uso das tecnologias;
  • Estudo dos discursos mediáticos, informativos / ficcionais/ persuasivos, e da produção das representações sociais produzidas;
  • Entendimento do comportamento dos públicos na relação direta com as preferências dos consumos mediáticos e da circulação de conteúdos culturais no seio da comunidade de países de língua portuguesa;
  • Observação das práticas, competências e riscos associados as atividades digitais das populações nos países da CPLP;
  • Compreensão das configurações identitárias produzidas no âmbito de uma lógica de Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
  • Análise dos usos das ferramentas mediáticas como instrumentos participativos na esfera pública; ao serviço da mobilização cívica, das organizações políticas e sociais.