Comunicação Política

Comunicação Política

Coordenação: Bruno Carriço Reis e Sergio Rivera Magos

Editor: EDIUAL

Edição: 29-10-2019

Autores:  Bruno Carriço Reis | Hélder Prior | José Paulo Fafe | José Santana Pereira | Rafael de Paula Aguiar Araújo | Rita Figueiras | Sergio Rivera Magos | Vasco Ribeiro

Palavras-Chave: Universidade Autónoma de Lisboa; Nip-C@m; Ciências da Comunicação; Comunicação Política.

Congeminámos este livro com base na necessidade de pensar os atuais desafios comunicativos da Política. A digitalização do quotidiano propõe uma nova relação com os atores sociais. A equação a três incógnitas que configura o jogo da opinião públi-ca está a ser redesenhada através de: meios de comunicação, políticos e cidadania que modelam o seu exercício dialético com outras estratégias, usando novas ferramentas, tecendo rela-ções em outros moldes e gerando novas experiências. Para uma problemática carregada de nuances e possibilidades, solicitá-mos mão-de-obra coletiva, uma empreitada que em conjunto clarificasse um sentido para outras dúvidas.
Este livro somente foi possível graças ao empenho de um conjun-to alargado de pessoas a quem queremos agradecer: a todos os autores por terem aceitado o desafio; ao Miguel Pereira, Raquel Cabeças e Madalena Mira, pela laboriosa tarefa de revisão e edição; ao Bruno Filipe pela capa; à Direção do Departamento de Ciências da Comunicação pelo incentivo e à Cooperativa de Ensino Universitário (C.E.U.) por possibilitar esta publicação. Um bem-haja a todos.


NIP C@M

O núcleo de investigação NIP-C@M, unidade do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, tem por objetivo potenciar sinergias entre docentes e discentes para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação no âmbito das práticas e competências mediáticas digitais. Este espaço de investigação constitui-se como um campo aberto de discussão e reflexão, podendo ser integrado por todos aqueles que manifestem vontade em contribuir para a concretização de atividades coerentes com o espírito do núcleo.